Letalidade

O debate sobre o controle de armas segue à décadas. Todos tem uma opinião, todo político, todo país. Ainda assim, a maioria ignora o ponto mais importante do assunto, e por causa disso permitem que o debate continue: É tudo sobre letalidade.

Permitir que civis tenham armas não é sobre um "direito" para ter uma ferramenta, sobre liberdade, sobre aumentar ou reduzir armas ilegais ou alterar a taxa de crimes. Controlar o acesso à armas na verdade não tem impacto no crime, não para criminosos de adquiri-las ilegalmente e fazer seus atos criminais, e não rompe direito algum além de uma ferramenta. O que muda, sim, é a letalidade dos ataques.

Ataques ainda vão continuar onde armas tem o acesso controlado, mas fica muito mais difícil matar se você precisa usar uma faca ou caneta. Criminosos ainda obtém armas no mercado negro, mas pessoas normais vão ter problema para obtê-las, e vão acabar tendo que usar seus punhos, uma caneta ou faca durante seus ataques de raiva. O que isto tudo significa é que os ataques são menos letais.

A criminalidade depende de fatores sociais e é basicamente o mesmo em todo país no mesmo nível de desenvolvimento e empatia - a diferença é que tipo de ferramenta você deixa livre para as pessoas desencadearem seus ataques.

Acidentes, ações sem proporção, crime passional (que mata mais no mundo), ações não premeditadas: todas são bem menos letais se a ferramenta que você tem disponível não é uma criada com a única intenção de matar mais fácil.

Portanto, para todos que ainda acreditem que o controle de armas é sobre armas, ou direitos, ou crime, pare agora mesmo - não é. É sobre vidas, e não existe argumento sobre isto: Armas são os melhores para fazer pessoas fracas matarem. Exceto que os fracos não deveriam ter acesso à armas, e os fortes não deveriam precisar delas.

Deixe que os criminosos, psicopatas e temporariamente insanos continuem atacando, mas faça com que eles usem suas mãos ou o que tiverem perto, não armas letais.

A vida agradece.

Este artigo (em inglês) da BBC é excelente para exibir este fato, com estatísticas e estudos: What would happen if all guns disappeared?

Ads by google:
Important Notice