O Futuro está chegando

Versão 3.0 (2017). Texto revisado do inicial de 2015.

Tenho pesquisado o avanço e história do conhecimento humano a mais de uma década, apesar de sempre ter sido curioso e ter "brincado" com o conceito desde jovem. O resultado disto tudo foi um completo banco de dados e algorítimo que avaliam a evolução humana e prevem não só um simples avanço, mas o ápice de toda a evolução - a singularidade tecnológica.

Estudos e livros que tratam sobre a singularidade são muitos. A Intel acredita em 2028, Ray Kurtzwel disse 2045 em seu livro "A singularidade está próxima" (mas ele revisou em seu novo livro para "entre 2030 e 2040"), e a minha própria pesquisa tem algorítimos conflitantes, mas que concordam entre 2030 e 2040. Nada surpreendente, a comunidade geral que trata do assunto concorda dentro da janela 2028~2035, porque estamos claramente avançando mais rápido do que as previsões.

Para a maioria das pessoas, apenas falar que a singularidade está se aproximando é inútil, pois é um conceito um pouco complicado de se entender, principalmente porque ele tem o vago significado de ser "o momento em que nós evoluímos além de qualquer coisa que conhecemos atualmente, e portanto não temos capacidade de prever o que vem depois". Mas a partir de todas as minhas pesquisas, podemos ver alguns padrões bem interessantes que facilitam entender e apreciar o que vem por ai de uma forma mais clara.

Dividi os avanços próximos em duas áreas: Avanços tecnológicos puros, o tipo que engloba de tudo, e os avanços médicos, que apesar de também serem tecnológicos, tem um impacto e significado muito maior para todos nós. Portanto, aqui está, o futuro. Adicionei uma percentagem de certeza (que significa o quanto acredito que a data esta correta, mas a descoberta é certa, apenas significa que pode acontecer um pouco mais tarde - ou cedo). Note que, especialmente com medicina, muitas vezes demoram alguns anos entre a descoberta e a chegada à população, pois existem testes e pesquisas de segurança para comprovar a segurança dos mesmos, portanto adicionaria uns 5 anos para os aspectos médicos para considerar "disponível para todos".

Nota da versão 2016: Este artigo foi escrito originalmente em 2015, mas por enquanto as previsões se mantém. Leia este artigo sobre os avanços impressionantes de 2015 na BBC: 2015: Breakthroughs galore

Nota da versão 2017: Tudo continua dentro da timeline! Infelizmente apenas no fronte de melhoria das baterias estamos atrasados porque as propostas até agora funcionam, mas não são economicamente viáveis.

 

Tecnologia

2017 - Tecnologia vestida - 90%

Em 2015, Smartwatches já estão a todo vapor com muitas marcas em sua terceira versão. Até a copiadora Apple lançou seu caro modelo. Mas um relógio que faz interface com seu telefone é apenas o começo. Em breve teremos muito mais transferido para seu pulso e até o resto de seu corpo. A Microsoft promete uma nova experiência com o Hololens, a Google certamente não vai ficar quieta e vai melhorar o Google Glass, e a Sony já lançou um protótipo de óculos virtual. Já temos até mesmo protótipos de projeção direto na retina! Em 2016, capas especiais para celular podem detectar e monitorar doenças cardíacas, e projetos para monitoramento de glicose já estão em andamento. É quase certo que em 2017 veremos o mundo de uma forma diferente ... literalmente.

2020 - Baterias com capacidade 10 vezes maior no mesmo tamanho (relativo a 2015) - 80%

Uma das maiores - se não a maior trava para o avanço de novas tecnologias, são as super obsoletas baterias que temos hoje em dia. As melhores baterias não são seguras, e as seguras não tem capacidade. Mas não se preocupe, já em 2014 vimos protótipos de baterias fantásticas, que em dois ou três anos devem mudar como lidamos com energia: baterias ecológicas, flexíveis, de rápida recarga, de extrema capacidade. O envelhecimento das células também deve ser coisa do passado, e baterias recarregáveis poderão durar para sempre sem perder capacidade. Infelizmente, a previsão.

2022 - Interface Homem/Máquina - 80%

Pessoas já movem ponteiros do mouse com a mente, e já temos próteses que podem ser usadas com sua mente. Em 2015 já foram até lançados modelos que tem retorno de tato e sensação! Enquanto que na maioria para pessoas com deficiências, estes avanços não tardam para chegar ao humano comum para aumentar e melhorar sua capacidade, e não tarda para você poder dar comandos para seu smartphone com sua mente. Nem quero imaginar problemas de privacidade com isso.

2025 - Carros inteligentes em todo lugar!- 100%

Uma certeza até antes, mas disputas legais e burocracia certamente tem sido uma barreira para seu lançamento. Carros completamente automáticos, ou "Autos", já percorreram milhares de Km pelo mundo, desde o carro da Google e Tesla, até BMW e Toyota, além de outras empresas menos conhecidas. A Google recentemente alterou seu carro para seguir leis americanas e acelerar seu lançamento. Não deve demorar para você não precisas dirigir, e melhor ainda: Taxis perfeitos não enganam você.

2025 - A última revolução industrial: impressão 3D - 100%

Com as impressoras 3D ficando cada vez mais poderosas e minuciosas, e com maior variedade de materiais para trabalhar, em breve poderemos ter praticamente de tudo (em 2015 isto inclui até órgãos humanos!) Você pode pensar, o que tem de mais? Pense na indústria, toda cidade pode ter uma pequena unidade de impressão que produz o que você quiser. Peça online, o produto é impresso perto de você e entregue no mesmo dia? quer mais? você mesmo pode ter a impressora! As indústrias vão lutar contra isto, e já tentam impedir o design de algumas coisas serem usados, mas todos nós sabemos que ninguém para o progresso.

2025 - Inteligência Artificial (apenas artificial)- 90%

O grande avanço da singularidade tecnológica é a inteligência Trans-humana, que é inteligência real, mas não humana. Mas antes de conseguirmos ver nossa espécie substituta nascer, a Inteligência Artificial vai ser suficiente e presente em todo lugar. O que isto significa é que muitos empregos, desde escritório até laboral, vão ser extintos, e humanos ... bem ... humanos não precisam aplicar. Isto vai ter um impacto mais econômico do que tecnológico.

2030 - Inteligência Trans-Humana- 90%

Nossa era como espécie esta chegando ao fim. Por 2040 ou até mais cedo, uma nova espécie inteligente, nutrida direta ou indiretamente por nós, surgirá para nos substituir. Podemos ter sido seus "pais" e "inventores", mas não teremos controle sobre o que ela fará - afinal, será inteligente de verdade, e não apenas um programa. O que vai mudar? tudo? nada? não sabemos. A única certeza é: a humanidade, como conhecemos, vai chegar a um fim, e certamente não mais tarde que 2050.

2035 - Um novo paradigma: Singularidade - 90%

Tudo o que sabemos sobre ciência e o mundo passa a ser passado. Uma nova era nasce, e a humanidade como conhecemos, imortal e de conhecimento infinito, é atingida. O que acontece quando isto é atingido? qualquer um pode dar palpites, mas ninguém sabe.

 

 

 

Medicina

2016 - Vacina contra Ebola - 100% - CONQUISTADO EM NOVEMBRO DE 2016

No final de Julho de 2015, foi publicado sucesso total em uma vacina contra o Ebola na África, parando a epidemia por lá. Até ano que vem, esta (e outros protótipos) vacina deverá barrar esta doença. Em novembro de 2016, a vacina começou a ser produzida comercialmente para distribuição global em meados de 2017. Outras vacinas em teste avançado: Dengue e Aids

2019 - Teste único para diagnóstico de qualquer doença viral - 90%

Com uma única gota de sangue, é possível não só detectar qualquer doença viral, como até dizer quais doenças a pessoa já teve em sua vida. A tecnologia, chamada VirScan, já está em testes desde 2013, mas em 2015 começou a ser usada para detectar mais rápido o avanço do Ebola na África. Em poucos anos, provavelmente até 2019, esta tecnologia estará disponível em todos os países. É o fim da "dúvida" e demora para se diagnosticar doenças de cunho viral.

2020 - O fim do Alzheimer - 95%

Sim, esta ai, e já existem pessoas que foram totalmente curadas. Para quem tem um amigo ou parente com esta doença, é quase bom demais para ser verdade, mas é. Em 2015 os primeiros testes já começaram, e não só eles incluem cura, mas reversão dos sintomas, com recuperação da memória e motora. Ainda existem ajustes e aprovações, mas nada que demore, e portanto 2020 é uma boa data para se apostar no fim desta terrível doença.

2020 - Monitoramento salva-vidas 24/7 - 100%

Um smartwatch já pode dizer o pulso de uma pessoa, e em breve teremos medidores de glicose, saturação de O2. Diversos outros sensores já estão a caminho, desde monitores cerebrais e stress, até muitos outros. E com a internet e todos os dispositivos conectados, será trivial empresas lançarem serviços que permitem monitoramento constante de sua saúde e sinais vitais, gerando alertas ou chamando a emergência antes mesmo de você saber que tem algo errado. Isto certamente vai reduzir fatalidades por acidentes, ataques cardíacos, derrames e muitas outras condições.

2020 - Drones salva-vidas - 100%

Se Governos e Burocratas pararem de amolar, devemos ter frotas de drones médicos em todo lugar, em breve. Já em 2014, um drone de controle remoto com AED (desfibrilador) portátil e video-conferência foi testado com sucesso. A pessoa precisa ajuda? ao chamar a emergência, a ambulância pode demorar e pegar trânsito, mas um drone chega antes e já começa a diagnosticar e até aplicar medidas de emergência. 

2025 - Cura da asma - 90%

Sim, estas condições respiratórias como asma e bronquite estão com os dias contados. Uma descoberta no começo de 2015 abriu as portas para uma possível cura em 5 anos. Se a gente quiser ter certeza, digamos 2025.

2025 - Cura do Câncer - 95%

Em 2015, algumas formas de Câncer como a Leucemia já tem curas definitivas em teste, que podem estar sendo lançadas tão cedo quanto 2020. A maioria dos tipos genéricos também devem se beneficiar destes métodos por volta de 2020, e os mais complexos não tardam em estar sendo combatidos por 2025. Em 2030, dificilmente algum tipo de câncer será incurável. A ironia? O primeiro câncer tratável e curável é o que já foi considerado o mais difícil: a Leucemia. Em 2016, tratamentos revolucionários (mas perigosos, portanto testados somente em pacientes terminais) atingiram 100% de cura e salvaram tais pacientes terminais!

2025 - Cura da Diabetes - 90%

Muitas pesquisas nesta área apontam para uma cura em breve, seja por medicamento, seja por meios mecânicos (pâncreas artificial!). Cientistas já curaram a condição em ratos e cachorros, e o progresso é constante. Não deve demorar para termos um controle total da doença, e logo em seguida, uma cura.

2025 - Cura da AIDS - 95%

Pesquisas contra o câncer gostam de usar o vírus da AIDS como método de combater as células cancerígenas. Mas surpresa: algumas mutações de Leucemia (Câncer do sistema imunológico) provaram ser eficientes em destruir a AIDS! Agora é questão de controlar a mutação e ligar/desligar este modo "monstro" das células-T e logo vir com a cura da AIDS - isto que uma vacina contra a AIDS já está em fase de teste desde 2015.

2025 - Cura para surdez e cegueira físicas - 75%

Em 2015, surdez física já é quase totalmente curável, apesar de cara e experimental - mais alguns anos, e deve ser comum. Em relação à visão, que é mais complexa, ainda não existem grandes soluções, mas sim grandes avanços, principalmente usando células tronco ou estimulo direto no nervo ótico. Crescimento completo da retina danificada deve ser realidade antes de 2025, adicione os típicos 5 anos de testes e validações, e estas deficiências devem ser curáveis até 2030.

2025 - Parkinson e outras doenças neurológicas curadas ou controladas- 90%

Apesar de diferentes de Alzheimer, a pesquisa por uma cura da mesma ajudou o avanço na compreensão do cérebro e de outras doenças. Parkinson deve ser curável em 5 ou 10 anos, ALS deve seguir em breve, e muitas outras. Em 2016, graças à 6 pesquisas fundadas pela campanha do "Ice Bucket Challenge" de 2014, o gene responsável pelo ALS foi descoberto! Por 2025, a maioria deve ser ao menos controlável de forma que os pacientes ganhem qualidade de vida e sobrevivam até uma cura decisiva mais tarde.

2025 - Dentistas desempregados - 75%

Pesquisas recentes em células tronco e químicos estimulantes conseguiram ativar o processo regenerativo do dente - ou seja, sua pasta de dente poderá forçar seu dente a se manter intacto e forte, e até mesmo fechar e selar cáries e outros problemas. Em 2015 já existe até um creme comercial que promete justamente isto. Não tarda para os produtos não funcionarem só para recuperar, mas também impedir totalmente a decadência dental, e ai ... para que precisaremos dentistas? Por 2030 deverá ser uma profissão extinta, recaindo como "secundária" para outros médicos.

2025 - Órgãos substituíveis - 80%

Células tronco são o tão importantes e impressionantes como prometido. Novas tecnologias (incluindo impressão 3D) já forneceram formas interessantes de se crescer novos tecidos usando elas, quer seja em laboratório convencional, ou imprimindo (ou crescendo) um novo fígado ou rim usando seu próprio DNA, sem chance de rejeição, sem defeitos. Outros órgãos já estão sendo testados, inclusive o coração. Logo, as filas de espera de transplante vão acabar, pois irão "fabricar" o órgão novinho a partir de suas próprias células e substituir o defeituoso como se fosse uma peça de carro.

2030 - O fim das bactérias - 75%

Avanços em diversas frentes, desde novos antibióticos (um poderoso novo foi descoberto em 2015) até gene-terapia ou virulogia estão todas indicando que não tarda para podermos escolher que tipo de bactéria queremos eliminar, sem prejudicar as benéficas. As doenças bacterianas chegarão ao fim.

2030 - O fim da senescência - 75%

Outro que acidentes, crimes ou doenças - tudo em declínio - pessoas morrem porque ficam velhas. Antigamente acreditava-se que era uma "obsolescência por design", proposital, mas agora, seja proposital ou não, já se sabe o porque dela ocorrer, e onde pesquisar para parar ou reverter o processo. Pesquisas de preservação dos telomeres, por exemplo, são muito promissoras, e diversos outros químicos e células responsáveis por nossa decadência já estão sendo vigiadas. Quando a replicação do DNA for corrigido (preservação dos telomeres) e outros sintomas da idade puderem ser combatidos, você não vai mais envelhecer, e então ... vida eterna?

2040 - Imortalidade- 75%

Sem a senescência para atrapalhar, e com acidentes acabando, doenças exterminadas e sistemas de emergência perfeitos, não haverá mais porque as pessoas morrerem a não ser em casos e acidentes muito estranhos O último passo, que já é imaginado, é a possibilidade de se transferir de corpo, fazer backup de seu cérebro, e talvez, quem sabe, virar ciborgue. Os Cylons vem ai!

Desnecessário dizer, com a inteligência Trans-humana prevista para 2040, tudo destas listas também serão alcançados por ela.

Alterações por ano (texto original para 2015, editado na última semana de 2014):

2016: Adicionado Virscan

2017: Previsão do Ebola atingida. ADIANTADA previsão de interface Homem-Máquina de 2025 (75%) para 2022 (80%). ATRASADA previsão de baterias 10x mais poderosas (comparadas com as de 2015) de 2018 (90%) para 2020 (80%), AGI de 2030 para 2025, Trans-human de 2040 para 2030. Adicionada previsão de singularidade (que estava antes apenas citada em 2040)